Showing posts tagged fundação

Cataguases e seus 133 anos de muitas histórias e orgulhos

No dia em que todo o Brasil comemorou o Dia da Independência - 7 de setembro - a cidade de Cataguases (MG) completava 133 anos em 2010 - motivo de orgulho para todos que em Cataguases vivem ou nasceram.

Cataguases gravou seu nome no cinema brasileiro com Humberto Mauro, nos anos 1920, e alcançou grande repercussão com a revista e o Movimento Verde (Rosário Fusco, Guilhermino César, Francisco Inácio Peixoto, Ascânio Lopes, Henrique de Resende, Oswaldo Abritta, dentre outros).

Cataguases esteve à frente no Movimento Moderno de arquitetura na década de 1940, muito por incentivo de Francisco Inácio Peixoto, que levou à cidade diversos arquitetos e artistas modernos para desenhar uma nova estética e consequente mentalidade para a cidade.

Nomes como Niemeyer, Portinari, Burle Marx, Joaquim Tenreiro deixaram seus traços na cidade. Diversos prédios modernos foram construídos na época. Em 1995, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) decidiu pelo tombamento de uma área poligonal no centro da cidade, com aproximadamente 60 quadras, face à importância de seu patrimônio arquitetônico.

Por aqui também passaram artistas importantes no cenário cultural brasileiro. Você sabia que Francisco Buarque de Holanda - Chico Buarque - estudou no Colégio Cataguases? Clique aqui e saiba mais dessa história.

Conheça a história completa de Cataguases

No ano de 1828, mais precisamente em 26 de maio, o francês Guido Marlière, Coronel comandante das divisões militares do Rio Doce e diretor dos Índios e Inspetor da Estrada de Minas aos Campos de Goitacazes, chegou a um lugar denominado Porto dos Diamantes, no rio Pomba, onde viviam alguns habitantes e estava aquartelada a 3ª Divisão Militar.

E como um bom cataguasense que sou me orgulho desta terra! Uma cidade que foi responsável pelo descobrimento de novos talentos e personalidades ilustres, como nossa querida Maria Alcina, dentre outros.

Somos todos responsáveis pela preservação deste patrimônio cultural!


e-com.colaborador:
Texto e Edição: Gabriel Nunes
Fonte de pesquisa de texto: Wikipédia e Cataguases Viva
Fotos: Google